335 mil evangélicos na “Marcha para Jesus 2012, em São Paulo, versus 600 discípulos missionários católicos em seu 3º Congresso Missionário Nacional, em Palmas - TO


No mesmo fim-de-semana, dia 14/15 de julho, se realizaram dois eventos religiosos, um evangélico em São Paulo, outro católico em Palmas – TO. Um quer superar os católicos em número, outro quer ser farol da luz de Cristo no mundo.





"Marcha para Jesus 2012: Reinando com Cristo” - O evento se realizou sábado, dia 14 de julho em São Paulo e foi liderado por Estevam Hernandes, fundador e líder da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. A marcha reuniu, segundo medição do Datafolha, 335 mil pessoas em São Paulo. A meta é transformar o Brasil no maior país evangélico do mundo. Há expectativa que os evangélicos devem se igualar em número aos católicos até 2020. "O Brasil se renderá a Jesus Cristo", declara bispo Estevam Hernandes.



Em discurso na abertura da marcha, Hernandes havia destacado que os evangélicos chegaram a 42,3 milhões no País em 2010, citando outro número divulgado no final do mês passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E disse que a expectativa é de que, até 2020, os evangélicos, que hoje representam 22% da população brasileira, devem se igualar em número aos católicos.


 Envio encerra atividades do 3º Congresso Missionário Nacional – Ninguém falou de concorrer com evangélicos. Deus seja louvado!



 A Igreja reuniu em Palmas-TO, mais de 600 pessoas representantes dos 17 Regionais da CNBB, organismos e institutos missionários, grupos de animação missionária entre eles Infância, Adolescência e Juventude Missionária, leigos, ministros ordenados e a vida religiosa consagrada. As atividades do 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN), iniciadas na quinta-feira, 12, foram encerradas neste domingo, 15, com uma celebração Eucarística de envio.



D. Leonardo Steiner
Secreário-geral da CNBB
Realizado no Colégio Marista, o Congresso foi estruturado em torno do Caminho, do Encontro, da Partilha, e do Compromisso. A programação envolveu os mais de 600 participantes, desafiados por reflexões, testemunhos e partilhas sobre a Missão num mundo secularizado e pluricultural.

 A missa de envio foi presidida por dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas e presidente de honra do 3º CMN. Concelebraram 25 bispos, 10 diáconos e uma centena de sacerdotes. Coube a dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário-geral da CNBB, proferir a homilia. "No Evangelho ouvimos que Jesus escolheu os 12 e começou a enviá-los dois a dois. Nos 12 alicerces estamos incluídos, nós e toda a Igreja", destacou dom Leonardo. "Jesus começou a chamar e enviar, dois a dois e isso se perpetua nos séculos. É como se Ele desejasse dizer que a Igreja só tem razão de existir porque é uma Igreja anunciadora, uma Igreja da Palavra, uma Igreja capaz de ir testemunhar dois a dois", disse. "Nós temos esperança. Vivemos a força do Reino de Deus. Sabemos que Ele está no meio de nós e que fazemos parte como anunciadores do Reino, mas estamos igualmente na expectativa, na firme esperança de que o Reino um dia se realizará completamente". Somos enviados para as diversas realidades, "para os palácios, as ‘cachoeiras' da corrupção, onde nós devemos ter a ousadia de mostrar a grandeza do Reino de Deus", alertou o bispo.




Diversos símbolos levados na procissão das oferendas recordaram a Missão: velas com as cores dos cinco continentes, o globo, o terço missionário, indumentária do povo Xerente, entre outros objetos. No início da celebração cada congressista recebeu um punhado de sementes de girassol e a passagem bíblica: "Como o Pai me enviou assim eu vos envio" (Jo 20, 21). Ao final, motivação, benção, envio: "Não estava ardendo o nosso coração como os discípulos de Emaús? Agora somos enviados meu irmão, minha irmã. Enviados em Missão, como semeadores. Todos recebemos sementes somos convidados a colocá-las na palma da mão. Como diz o refrão do canto ‘as sementes que me deste e que não eram para guardar, pus no chão da minha vida e sobre ele frutificar'. Quantas sementes recebemos nestes dias. Sementes não são para serem guardadas e sim semeadas para que frutifiquem no solo sagrado em que somos enviados".

Confira todas as notícias: http://pom.org.br/congresso/
Fonte: Assessoria de Comunicação do 3ºCMN 17/07/2012 | Jaime C. Patias

Nenhum comentário:

Postar um comentário