Penitenciárias brasileiras: “Se o judiciário trabalhasse de acordo com a lei, não teria esse grande número de encarceramentos”. Entrevista especial com Valdir João Silveira



 O Instituto Humanitas Unisinos - IHU - um órgão transdisciplinar da Unisinos, que visa apontar novas questões e buscar respostas para os desafios de nossa época. Parte da visão do humanismo social cristão, debatendo a sociedade do futuro.



Um comentário:

  1. A entrevista concedida pelo Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária, pe. Valdir João Silveira, evidencia que o país caminha a passos lentos, na apresentação de alternativas ao sistema prisional, que está falido.
    Ao enfatizar que "A justiça penal, nos moldes formulados no Brasil, não resolve a violência; ao contrário, cria um Estado mais violento, porque trata sempre com a tortura, a vingança e a punição"...Valdir João Silveira destaca os benefícios da "Audiência de custódia", que desacelera a entrada de presos no sistema carcerário, a importância da "Justiça restaurativa", bem como o tratamento dos dependentes químicos (usuários), ao invés de encarcera-los ( com a defesa da descriminalização das drogas) - finaliza a excelente entrevista solicitando aos estudantes que façam pesquisas nessa área, visitem os presídios, desenvolvam trabalhos científicos para se conhecer, inclusive, o percentual de reincidência.
    Imperdível, especialmente para os profissionais da área jurídica, estudantes e voluntários atuantes, debatendo a sociedade do futuro.

    ResponderExcluir