Aliança dos Dom Quixotes com Santa Rita de Cassia



Causas impossíveis?



A esquerda partidária hegemônica, podre e autoritária, foi derrubada pela parceria igualmente podre e autoritária da socialdemocracia com a direita de setores ligados ao grande capital, a setores fascistas e ao fundamentalismo religioso. Não existe partido redentor para as causas redentoras dos pobres, dos outros ou da classe operária. Nunca existiu. Fora dos partidos e mesmo na clandestinidade partidária sobrevive um ou outro, não com cara redentora, mas com cara honesta, considerada ingênua, quixotesca no estilo de Pepe Mujica e Francisco Bergóglio. 

Estes não vão além de um mandato. Por um momento da história são freios de emergência para despertar em nós, novamente, o sonho do “bem viver” de todos. Nos restam duas possibilidades: invocar a Santa Rita, por ser a santa das causas impossíveis, ou construir a aliança dos Dom Quixotes.

Um comentário:

  1. Preferimos acreditar que a história humana, por seu dinamismo, pode engendrar, por vias até surpreendentes, sistemas hegemônicos, capazes de alavancar conquistas sociais bastante significativas, assim como a participação ativa de cidadãos engajados na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, com garantias de acesso aos bens necessários, para os mais vulneráveis, inclusive.
    Provavelmente seja esta uma esperança tão quixotesca como os exemplos citados....

    ResponderExcluir