Romaria dos Mártires: Vidas pela vida, vidas pelo Reino (4)





Caminhada, ação de graças,
envio, depedida

D. Leonardo e D. Pedro na acolhida

A manhã do domingo, 17 de julho, estava luminosa pelo sol e a beleza de cores, no espaço, atrás do Santuário dos Mártires, preparado para a Missa de despedida da Romaria, concelebrada pelos bispos D. Leonardo, D. Eugênio, bispo da cidade de Goiás e pelo próprio D. Pedro e mais de 30 padres.
Presença Xavante
Toda celebração teve como foco principal a vitória pascal de Jesus e de todas as testemunhas da Ressurreição, desde os discípulos de Emaús (Lc 24,13), lembrando a multidão dos que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro (Ap 7,9) e de quem, neste tempo presente, mantém a fidelidade à causa maior da vida!

Após a comunhão, ainda alguns testemunhos e denúncias, pela boca dos representantes indígenas; Cacique Marcos e sua mãe, do povo Xucuru, de Pernambuco, que fez uma bela prece aos Encantados, pela proteção da terra e dos seres vivos. Os Xavante, na dura luta pela retomada de sua terra tradicional Marãiwatsédé, no Mato Grosso, de onde foram deportados na década de 1960 e que retomaram em 2004 (...).

Antes da benção e envio final, a mensagem emocionada de Pedro, temperada de carinho, profecia e convocação para a fidelidade no testemunho pascal: “multipliquem as romarias dos mártires da caminhada! Esta, possivelmente, será minha última Romaria com os pés nesta terra”.

Com esta mensagem (...), romeiros e romeiras da Caminhada, nos despedimos, para as longas viagens de volta, com os corações unidos e aquecidos na fogueira da esperança para a missão urgente, assumida, sem reserva, até o fim, por tantas testemunhas do reinado pleno e eterno da Vida para todas as vidas: João, Chicão, Marçal, Zumbi, Conselheiro, Margarida, Yé Claudio, Maria, Dorothy, Nativo...
 
Pedro e Paulo: depedida

Zé Vicente (zvi@uol.com.br)

Fortaleza, 19 de julho de 2011
[fotos: P. Altevir; texto integral em: ADITAL]

Nenhum comentário:

Postar um comentário