Jornada Teológica do Cone Sul e Brasil em Santiago do Chile (2)

MESA DE TRABALHO 2:
“Perguntas contemporâneas sobre Deus”

Na proximidade com grupos populares percebe-se que a pergunta não deveria versar "sobre" Deus, mas "a" Deus. Os pobres não falam sobre Deus. Eles falam com Deus: "Perguntas contemporâneas a Deus".
A primeira palavra seja dada aos artistas Gilberto Gil, Pedro Mariano e Elis Regina, que conseguem transformar o grito em canção; a segunda palavra, ao sábio, a Paulo Freire, em sua última entrevista.

Se eu quiser falar com Deus




"O camarada Cristo"




Roberto Urbina, um dos secretários gerais
do evento, avalia alguns aspectos da Jornada

 Como é a metodologia de trabalho pensada para esta Jornada?

Para esta Jornada, estamos adotando uma metodologia mais desafiante: cremos, como afirma a Teologia da Libertação, que têm teólogos entre os animadores de movimentos populares, entre agentes pastorais e no nível acadêmico. Esta será uma oportunidade para que todos eles, juntos, coletivamente, reflitam contribuindo com seus olhares, suas experiências e suas projeções a partir dos temas específicos de cada Mesa de Trabalho.

Como se avalia a situação da Teologia da Libertação no Cone Sul e Brasil?

Há uma grande diferença entre a Teologia da Libertação no Brasil e nos outros países. No Brasil, esta reflexão teológica está vigente até hoje com uma presença visível e, às vezes, oficial, vivida nas bases rurais, urbanas e sindicais, e apoiada por teólogos reconhecidos, agentes pastorais e um número significativo de bispos. Nos outros países, esta teologia tem um perfil menos influente, mas segue vigente em grupos e comunidades.

Quais são os principais objetivos para a Teologia nesta região?

 Abrir um novo horizonte no diálogo da fé com a realidade social, cultural, ambiental e econômica da região é o principal desafio. Um diálogo que permita avançar na compreensão de que necessitamos encontrar novas perguntas, mais que novas respostas. Estas Jornadas contribuem para dar uma nova vigência às principais chaves do Concílio: o sacerdócio comum de todos fiéis que os constituem em Povo de Deus, uma fé imersa e inculturada no mundo dialogando vivamente com ele, crescente reconhecimento dos diversos rostos de Deus presentes hoje.
[Fonte integral: Adital, 27.6.2011]

Nenhum comentário:

Postar um comentário