Todos às ruas contra Belo Monte

No dia 20 de agosto,
energia jovem contra a construção da hidrelétrica Belo Monte - envelhecida antes de nascer


O PROJETO Belo Monte é um exemplo cabal de ineficiência energética (produzirá, em média, apenas 39% da eletricidade que promete), é absurdamente caro (cerca de R$ 30 bilhões, dos quais 80% são dinheiro do povo, a ser desembolsado pelo BNDES), e foi imposto pelo governo através de um processo brutal de sucessivas violações da legislação e da Constituição nacionais, e de acordos e tratados internacionais.
Acima de tudo, porém, o projeto de Belo Monte vai arrebentar com a vida dos povos, da fauna e da flora do Xingu, destruindo e secando parte de um dos mais belos e ricos rios do mundo, e transformando a região em terra arrasada. Não é à toa que Altamira foi campeã de desmatamento nesse primeiro semestre.
As máquinas já estão escavando o solo nas cercanias das barrancas do Xingu, mas não é tarde para silenciar seus motores! Unido, o povo brasileiro dirá ao governo o que pensa de Belo Monte!

O PROTESTO dos paulistanos contra Belo Monte reuniu aproximadamente 500 pessoas na Av. Paulista, em frente ao MASP. A partir das 16h o grupo, mormente jovens, se dirigiu para a sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Alameda Tietê.
Os movimentos Brasil pela Vida nas Florestas e Xingu Vivo para Sempre e a Frente Pró-Xingu declararam este sábado - Dia Internacional da Ação em Defesa da Amazônia - um dia de protesto contra a construção da Usina de Belo Monte com manifestações em 15 cidades brasileiras. Segundo a representante de Xingu Vivo para Sempre haverá manifestações também na próxima segunda-feira, 22, em cerca de 20 cidades em 16 países - entre eles, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Noruega, Taiwan, Turquia, México e Austrália. Os protestos serão em frente às embaixadas e consulados brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário