4 DE AGOSTO: Festa de João Maria Vianney – Dia do Padre

CALIX BENTO E VASO DE BARRO

No cenário de múltiplas patologias da modernidade tardia (consumo, acumulação, aceleração), a missão presbiteral é uma missão profética. Essa missão profética é dialeticamente vivida na assunção cultural e na contraculturalidade. “Assunção” significa, segundo o Santo Irineu, “assumir para redimir”, significa inculturação e aggiornamento. A “contraculturalidade” é vivida no despojamento do peregrino (vs. consumo), na gratuidade eucarística (vs. acumulação) e como freio de emergência de um trem chamado barbárie (vs. aceleração).  
O sacerdote cristão não é, em primeiro lugar, um servidor do culto ou um encarregado de rituais, mas um enviado que no encontro com os necessitados continua a missão de Jesus Cristo. Nessa missão experimenta que sua força vem do “poder de Deus” que, como padre, carrega no “vaso de barro” de sua vida (cf. 2Cor 4,7). Na fragilidade dos padres está presente a fragilidade das estruturas eclesiais, das tradições culturais, das comunidades e da configuração sistêmica do mundo. O presbítero faz parte da cultura que questiona e do Reino que anuncia. Ele é cálix bento e vaso de barro. [cf. Revista Eclesiástica Brasileira, vol. 70, fasc. 279, 2010, p. 532-563 e também:
http://www.cnbb.org.br/site/images/stories/arquivos/13enppaulosuess.pdf.pdf ].




Um comentário:

  1. Parabéns Paulo!!!!

    Que seu sacerdócio continue sendo a expressão mesma do reino de Deus já aqui na terra!! Que todos os padres possam assumir com dignidade essa missão de trazer Jesus Cristo na presença viva no pão e no vinho, corpo e sangue!!!

    Lindomar

    ResponderExcluir