Pirmin Spiegel, nosso padre Firmino do Nordeste, novo diretor da Misereor

Misereor é uma obra de solidariedade dos cristãos católicos da Alemanha, que no mundo inteiro apoia projetos de justiça e paz como desdobramento de um conceito de evangelização integral.


Misereor: para que tenham Vida
Miseror é uma obra da fé de cristãos. A fé é uma obra de liberdade. Liberdade exige responsabilidade política e pessoal pela vida dos desfavorecidos neste mundo. 
Misereor antecipou a opção pelos pobres e pelos outros dez anos antes do Vaticano II. São pouquíssimos movimentos inseridos nos movimentos populares que não foram contemplados pela Misereor com alguns recursos para sustentar sua luta e esperança, no decorrer destes anos.


Joseph Sayer e seu sucessor Pirmin Spiegel
Dia 23 de março, numa celebração eucarística seguida por um ato festivo que comemorou a caminhada, foi transmitido o cargo do diretor executivo da Misereor de Josef Sayer, emérito por causa da idade, para Pirmin Spiegel. Nos últimos anos, Pirmin ou Firmino, como o povo do Nordeste o carinhosamente chamava, era, junto com padre Mosconi, responsável pelas Missões Populares, sobretudo no Nordeste do Brasil. 
Na Misereor, a sua luta pastoral continua, a luta 
- para que a lógica da Vida não seja devorada pela racionalidade do mercado,
- para que ninguém confunda o nível do consumo com nível de uma vida digna,
- para que a guerra contra a pobreza não seja feita como guerra contra os pobres,
- para ninguém caminha de Jerusalém para Jericó sem ajudar aquele, que caiu na mão de ladrões,
- para que cada noite, que faz da vida dos pobres um sofrimento sem fim, seja vivida como se fosse a última,
- e para que o amanhecer de cada dia seja experimentado com a intensidade de uma insurreição.


Misereor: Memória e Sonho
Moderador: Peter Frey. Contribuições de J. B. Metz, P. Suess, G. Gutierrez

3 comentários:

  1. Nossas homenagens ao Pe. Firmino e, claro, à MISEREOR que em tantos anos jamais abandonou a opção pelos pobres e os movimentos sociais.

    Nós, do Cimi Regional Amazônia Ocidental Somos imensamente gratos à MISEREOR e rezamos para que a nova direção tenha força para seguir firme na caminhada.

    Lindomar Padilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindomar, obrigado por sua vigilância solidária. P.S.

      Excluir
  2. Bom dia Pe Paulo, tudo bem? Pesquisando na internet achei o seu blog. Estou realizando projeto de doutoramento sobre a atuação da Misereor no Sul do Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Você tem algum contato com a Misereor para me auxiliar na pesquisa sobre os projetos desenvolvidos pela entidade nesse período?

    ResponderExcluir