Misereor é uma obra de solidariedade dos cristãos católicos da Alemanha, que no mundo inteiro apoia projetos de justiça e paz como desdobramento de um conceito de evangelização integral.
Miseror é uma obra da fé de cristãos. A fé é uma obra de liberdade. Liberdade exige responsabilidade política e pessoal pela vida dos desfavorecidos neste mundo.
Misereor: para que tenham Vida |
Misereor antecipou a opção pelos pobres e pelos outros dez anos antes do Vaticano II. São pouquíssimos movimentos inseridos nos movimentos populares que não foram contemplados pela Misereor com alguns recursos para sustentar sua luta e esperança, no decorrer destes anos.
Dia 23 de março, numa celebração eucarística seguida por um ato festivo que comemorou a caminhada, foi transmitido o cargo do diretor executivo da Misereor de Josef Sayer, emérito por causa da idade, para Pirmin Spiegel. Nos últimos anos, Pirmin ou Firmino, como o povo do Nordeste o carinhosamente chamava, era, junto com padre Mosconi, responsável pelas Missões Populares, sobretudo no Nordeste do Brasil.
Joseph Sayer e seu sucessor Pirmin Spiegel |
Na Misereor, a sua luta pastoral continua, a luta
- para que a lógica da Vida não seja devorada pela racionalidade do mercado,
- para que ninguém confunda o nível do consumo com nível de uma vida digna,
- para que a guerra contra a pobreza não seja feita como guerra contra os pobres,
- para ninguém caminha de Jerusalém para Jericó sem ajudar aquele, que caiu na mão de ladrões,
- para que cada noite, que faz da vida dos pobres um sofrimento sem fim, seja vivida como se fosse a última,
- e para que o amanhecer de cada dia seja experimentado com a intensidade de uma insurreição.
Misereor: Memória e Sonho Moderador: Peter Frey. Contribuições de J. B. Metz, P. Suess, G. Gutierrez |
Nossas homenagens ao Pe. Firmino e, claro, à MISEREOR que em tantos anos jamais abandonou a opção pelos pobres e os movimentos sociais.
ResponderExcluirNós, do Cimi Regional Amazônia Ocidental Somos imensamente gratos à MISEREOR e rezamos para que a nova direção tenha força para seguir firme na caminhada.
Lindomar Padilha
Lindomar, obrigado por sua vigilância solidária. P.S.
ExcluirBom dia Pe Paulo, tudo bem? Pesquisando na internet achei o seu blog. Estou realizando projeto de doutoramento sobre a atuação da Misereor no Sul do Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Você tem algum contato com a Misereor para me auxiliar na pesquisa sobre os projetos desenvolvidos pela entidade nesse período?
ResponderExcluir