Vicentin@s da América Latina no Encontro “Teologia da Missão”


A Conferência Latino-Americana das Províncias Vicentinas (Clapvi) 2014 se reuniu no Complexo Santuário do Caraça, na Fazenda do Engenho – Caraça, Santa Bárbara (MG) para refletir sobre as transformações da Teologia da Missão entre Vaticano II e o Papa Francisco. A Congregação da Missão, fundada por Vicente de Paula, sentiu-se confirmado em seu carisma pelo magistério eclesial representado pelo Papa Paulo VI, que procurou transformar os textos conciliares em realidade pastoral, e o Papa Francisco que continua essa tarefa para os dias de hoje pedindo uma profunda conversão pastoral:
- Papa Paulo VI: “Desejamos antes notar que a religião do nosso Concílio foi, antes de mais, a caridade (…) se nos lembrarmos que o próprio Cristo nos ensina que todos conhecerão que somos seus discípulos, se nos amarmos mutuamente (Cf. Jo 13,35)”.

- Papa Francisco: “A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de «saída»” (EG 27).


Fotogaleria














Um comentário:

  1. Que bênção, esse grande encontro - a Conferência Latina-Americana das Províncias Vicentinas em Caraça, no município de Santa Bárbara (MG).
    Todos devem ter se sentido muito acolhidos, pela calorosa recepção dos mineiros, que primam pela hospitalidade e, naturalmente, apreciaram a natureza exuberante e generosa, incluindo a culinária famosa e irresistível!
    O ambiente propício e piedoso deve ter contribuido bastante para a vivência da espiritualidae e aprofundamento da reflexão teológica!

    ResponderExcluir