VATICANO II - ARQUIVO VIVO (Dom Pedro Casaldáliga)

Um comentário:

  1. D. Pedro Casaldáliga, grande profeta e pastor, no seu pastoreio como bispo em terras brasileiras, falando sobre o Concílio Vaticano II, e inculturação, o anúncio do Evangelho nas diferentes culturas e principalmente nas periferias do Brasil e do mundo.No seu testemunho pessoal, enfatiza a necessidade de formação, citando como exemplo, as comunidades, as pastorais específicas, lembrando a Comissão Pastoral da Terra e as atividades junto aos mais vulneráveis.
    Diz que a Igreja deveria ser mais revolucionária no Primeiro Mundo do que no Terceiro Mundo, ao citar a Europa como berço das tradições.
    Ao mencionar os símbolos que adotou e traz consigo, o colar dos índios nhambiquaras e de S. Francisco, conclui que a Igreja deveria conjugar o testemunho da fé com o sangue dos mártires. Conjugar Pedro com Francisco.
    Impressionante constatar como desde então, tem sido fiel aos seus princípios e à sua vocação - lembrando, inclusive um dos atentados que sofreu, no qual faleceu o pe. João Bosco Penido Burnier, confundido com D. Pedro.
    Nada, nenhuma perseguição ou confronto desviou esse incansável servidor fiel, de suas responsabilidades e dedicação total à construção do Reino de Amor,de Paz e de Justiça, principalmente para os mais pobres e vulneráveis - nossos irmãos indígenas!

    ResponderExcluir