Leandro Karnal no Programa Roda Viva- 04 de julho 2016- Parte 3

Um comentário:

  1. Considerando a erudição e leveza do entrevistado, repassei alguns tópicos relevantes:
    Sobre intolerância, menciona a América Latina como terra das impossibilidades ilimitadas....
    Sobre Deus e transcendência, cita a formação junto aos Jesuítas. Atualmente não tem metafísica mas valoriza o estudo das crenças como essencial para a condição humana. Declara ser ateu.
    Considera o ser humano um átomo cósmico absolutamente irrelevante. Questionado sobre solidão e isolamento, indiferença e intolerância, ressalta que a indiferença é, possivelmente, a mais grave das maldades humanas.
    Sobre a Educação, enfatiza a educação Fundamental como prioritária e a formação permanente do professor. Comenta a situação física das escolas, dos professores, das merendas e a necessidade de formar melhor os professores. Sugere campanhas de alfabetização, com voluntários e envolver a sociedade para um sistema que alfabetize. Tirar da exclusão um grupo importante de brasileiros.
    Sobre Felicidade: tentativa de dar às coisas a importância que elas têm. Usar a energia com o que vale a pena.
    Sobre Amizade: uma das virtudes da Ética. Ela produz amizade verdadeira. Quem não tem ética não tem amigos - tem cúmplices.
    Pra ter amigos é preciso ser bom.
    A Lava-jato vai provocar melhorias na nossa sociedade cheia de contradições.
    Sobre Conservadorismo: a questão histórica não é linear. A lógica histórica é ciclotímica, inconstante. vai aumentar o conservadorismo, que provocará uma reação.
    Considerações finais:
    As crises, para os jovens, principalmente, sobre a inflação atual e as antigas, podem ensinar bastante. Atravessar os períodos de crise e transformação deviam libertar das amarras sociais, segundo Leandro Karnal.

    ResponderExcluir