Igrejas preocupadas com a difusão do uso de 'drones'


Genebra (RV) – O Conselho Mundial das Igrejas (CMI) condena a utilização de veículos aéreos não tripulados, conhecidos como ‘drones’, considerando-os ‘uma série ameaça para a humanidade’.



O comitê do CMI se reuniu nos últimos dias no Centro Ecumênico de Bossey, na Suíça, e emitiu um comunicado sublinhando que o uso desta tecnologia está permitindo países como Estados Unidos, Israel, Rússia e Reino Unido desenvolver sistemas que darão plena autonomia de combate a estas máquinas telecomandadas. 

A utilização de ‘drones’ começou na guerra dos Bálcãs e foi aumentando no Afeganistão, Iraque, Iêmen, Somália, e recentemente, no Paquistão. 

O comitê exorta os governos a respeitar e reconhecer o dever de proteger o direito à vida de seus cidadãos, e opor-se à violação dos direitos humanos, convidando a comunidade internacional a se opor às políticas e práticas ilegítimas. 

Em novembro passado, o Arcebispo Silvano Maria Tommasi, Representante Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, se disse preocupado pelo uso de ‘drones’: “Nos últimos anos – declarou – o emprego destes aviões em conflitos armados e ações bélicas internacionais aumentou de modo exponencial. Para certos líderes, os fatores sociais, políticos, econômicos e militares podem ter modificado a equação sobre o uso de ‘drones’ armados, mas as preocupações éticas e humanitárias continuam grandes e aumentam em proporção com a sua utilização”.
Na realidade brasileira passou quase despercebido a compra da Titan Aerospace, fabricante de veículos aéreos não tripulados, conhecidos como drones. Nessa compra, o Google venceu o Facebook de Mark Zuckerberg que estava negociando a compra da Titan por US$ 60 milhões. Os novos "Titanos" de hoje, amanhã serão nossos tiranos.



Um comentário:

  1. Inacreditável como os livros de ficção científica, viagens interplanetárias, imagens de pessoas distantes no visor de casa, comunicação em tempo integral, de qualquer distãncia, acesso a todos os rincões da terra, em qualquer latitude, longitude, profundezas e alturas.....tudo num ritmo vertiginoso, que mal dá para acompanhar..... Agora os drones, que podem servir para o bem ou para o mal...... Os humanos precisamos de muito juizo, para não sermos os artífices da destruição de tudo de belo e bom criado por Deus, por amor, para a nossa felicidade e bem estar! Alguém declarou que o ser humano pode concretizar tudo o que está na sua mente ou imaginação!
    Que o Bom Deus não permita que a arrogância e insensatez humanas precipitem o Universo no caos absoluto!

    ResponderExcluir