O mito à procura de sua história: V Simpósio de Teologia Índia em San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, México.




Do dia 13 a 18 de outubro 2014 está se realizando o V Simpósio de Teologia Índia em San Cristóbal de Las Casas (Chiapas, México). O evento está sendo organizado pelo Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano).O tema, ainda considerado polêmico, trata "A revelação de Deus e a Teologia Índia". Os teólogos presentes trabalham o tema já em outra perspectiva: "A Teologia Índia como Teologia Fundamental da Igreja Católica". Em tese, também os bispos presentes, que trabalham em áreas indígenas, apoiam essa reformulação.


Caminhos abertos
na teologia da revelação

        
Celebração eucarística na Igreja San Diego, Chiapas
A tentativa de construir uma ponte entre a percepção da revelação cristã, que se formou no decorrer dos séculos, e a revelação de Deus no meio de todos os povos, aponta para o reconhecimento da subjetividade dos povos indígenas, para a inculturação de seu universo religioso e a descolonização da própria Igreja. Esse reconhecimento que procura tratar os povos indígenas não somente como destinatários da missão e da revelação cristã, mas também como interlocutores, não é algo exterior à normatividade do cristianismo, portanto, uma medida estratégica ou tática para defender a causa dos pobres e a dos povos indígenas, mas é inerente aos imperativos do Evangelho. O conceito da “revelação” não é propriedade de nenhuma denominação religiosa, mas todas as denominações podem definir esse conceito segundo a sua história, seu contexto e seus discernimentos.
       
Os participantes do evento: Indígenas e Bispos e Teólogos e Teólogas
  
    Jesus Cristo é não apenas aquele que veio, mas também aquele que virá, não somente como juiz, mas como revelador definitivo do Pai e doador da graça da unidade no Espírito Santo. Nessa perspectiva pode-se pensar o cumprimento definitivo do sentido profundo da revelação: tirar o véu das contingencias históricas. Deus vai tirar o véu de Seu mistério e todos verão a Deus face a face. A absoluta transcendência se tornará palpável na absoluta proximidade.

[O texto faz parte da minha contribuição no V Simpósio de Teología India: “Revelación de Dios y Pueblos Originarios”, realizado em Chiapas, México (13-18.10.2014). P.S.]




Um comentário:

  1. O texto é irretocável, alargando horizontes para a compreensão do sentido mais profundo da Revelação.
    Impressionantes os trajes representativos dos povos originários dessa belíssima região da América Latina.
    A Celebração Eucarística reporta aos belos costumes da religiosidade nativa.
    Finalmente, a foto dos participantes chama a atenção pela representatividade que em sua diversidade, encontra caminhos de unidade pela causa comum - Indigenista, no espírito de partilha, do amor e fraternidade!

    ResponderExcluir