Grande Assembleia do Povo Terena por ocasião do Centenário das Missionárias Lauritas

Assembleia do Povo Terena na Aldeia Babaçu




De 07 a 10 de maio aconteceu a Grande Assembleia do Povo Terena na Aldeia Babaçu, Terra Indígena Cachoeirinha, município de Miranda/MS. 

O evento, com o tema “Missionárias Lauritas: 100 anos compartilhando a experiência de vida junto aos povos indígenas”, celebra os cem anos de criação da congregação e reúne povos indígenas do Brasil, Bolívia, Chile e Paraguai. A congregação das Lauritas foi fundada por Laura Montoya (1874-1949), primeira santa colombiana oficialmente declarada, canonizada no Domingo, dia 12 de maio 2013, pelo Papa Francisco.


O encontro teve discussões de diversos temas importantes para os povos indígenas como territórios tradicionais, saúde, educação e sustentabilidade. Estiveram presentes indígenas de diversas aldeias e etnias – Terena, Kadiwéu, Kinikinau, Guarani Kaiowá, Ofaié e Pataxó além de representantes de movimentos sociais e indigenistas. 
No Documento Final do evento, os indígenas declararam:


Deus fez a terra e tudo o que nela existe para que vivamos em harmonia. O direito de propriedade não é sagrado. A terra não pertence e não tem um dono a não ser Deus, que entregou a terra para vivermos. Somos povos com culturas diferentes, localizados em países diferentes, mas sofremos as mesmas perseguições, as mesmas negações de direitos, pois não somos contemplados pelo modelo de desenvolvimento adotado por nossos governantes. Denunciamos as manobras governamentais em todas as suas instancias que articulam expedientes normativos visando o não reconhecimento de nossos territórios tradicionais e o apoderamento de nossas terras. Continuaremos lutando por nossos direitos.
Saudamos Madre Laura e todas as Irmãs Lauritas. Juntos celebramos o bem viver baseado em nossos modos tradicionais e nossa espiritualidade, respeitando nossa cultura e organização tradicional.
Viva o centenário das missionárias Lauritas 100 anos compartilhando a experiência de vida junto aos povos indígenas
Campo Grande, 14 de maio de 2014
Povo Terena
Guarani Kaiowá
Povo Xavante
Povo Aymara
Povo Quechua

Povo Pai Tavyterã


Um comentário:

  1. Que edificante a atuação das Irmãs Lauritas junto às comunidades indígenas, numa convivência fraterna e solidária! Que bênção, celebrar esse centenário, junto a esses povos tão sofridos, perseguidos, espoliados, que têm muito a ensinar sobre o bem viver aos que se imaginam "civilizados" . Na verdade, aprenderíamos muitíssimo com nossos irmãos indígenas, e seríamos, sim, mais "humanizados", se, ao invés de discriminá-los, ignorá-los, abandoná-los, absorvessemos um pouco de suas culturas e sabedoria milenares.....

    ResponderExcluir