A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída




A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída
podemos aprofundar a partir de cinco eixo:


1. A encarnação como alegria da proximidade;


2. A missão como alegria do encontro;


3. A misericórdia como alegria de acolher e ser acolhido;


4. O diálogo como alegria de comunicar-se com humildade;


5. A sinodalidade como alegria de caminhar juntos.


Essas cinco alegrias apontam para lugares onde se concentra a presença de Deus na miséria humana.

A comunidade missionária “acompanha a humanidade em todos os seus processos, por mais duros e demorados que sejam” (EG 24). “No irmão, está o prolongamento permanente da Encarnação” (EG 179).


A Igreja em saída parte para o encontro com marginalizados e marginais, fugitivos e refugiados, pobres e feridos, excluídos e não reconhecidos.

Esses encontros são também encontros com Deus, que no presépio se fez pequeno; no Egito se fez um refugiado; no Monte das oliveiras, um desesperado; no tribunal da época, um acusado; na cruz, um condenado à morte e, aparentemente, um abandonado por Deus e pela humanidade.


Ao situar a alegria do Evangelho no mistério pascal conseguimos evitar a “alegre irresponsabilidade” (LS 59) e viver na “sobriedade feliz” (LS 224s) partilhada com todos.

2 comentários:

  1. A Igreja em saída parte para o encontro com marginalizados e marginais, fugitivos e refugiados, pobres e feridos, excluídos e não reconhecidos. Aqui está a prática de uma Igreja missionária. Gostaria de ter o aprofundamento desses 5 ítens e participar desse congresso.

    ResponderExcluir
  2. Como outros alunos/as, estarei acompanhando, com muito interesse, os preparativos e a realização do Congresso Missionário Nacional, através do seu blog, que é uma das principais fontes de conscientização e formação do espírito missionário, ao lado das publicações "POM" e "IHU".....

    ResponderExcluir