No dia 9 de abril, o “Congresso Nacional da Vida Consagrada” envia a Ir. Marlene Avanzi para Haiti



Um dos momentos altos do “Congresso Nacional da Vida Consagrada”, Aparecida, 9 de abril. Segundo a programação: “18h – Celebração Eucarística – Envio de Ir. Marlene Avanzi para Haiti por D. Sérgio Braschi, Presidente da Comissão da Ação Missionária da CNBB”. 



O que segue, escapa da programação formal. Antes do Ofertório, aproxima-se um pequeno cortejo do altar: a Ir. Marlene, baixinha, não tão jovem assim, acompanhada por irmãs de sua comunidade e a Superiora Geral de sua Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus: Está entregue o presente da Congregação à Igreja do Brasil e do Haiti. 


A Superiora diz algumas palavras sobre a vida da Ir. Marlene, que logo depois de sua consagração foi enviada ao Maranhão. No interior daquele Estado viu tanto abandono do povo, tantas doenças, que pediu à Congregação poder estudar medicina, para ajudar melhor os que o Estado tinha esquecido. Estudou medicina, especializou-se em cirurgia, voltou para o Norte, Amazônia, Rondônia, Guajará-Mirim. Ficou responsável por hospitais, leprosários, ambulatórios e tornou-se a mão estendida de Deus para muita gente. 


Agora, já na idade da aposentadoria, se dispôs a atender um chamado de Nossa Senhora Aparecida para levar um bilhete para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do Haiti, onde estava escrito: ESPERANÇA. Dom Sérgio toma um violão e canta. Mesmo quem já ouviu Sérgio cantar noite adentro, nunca o ouviu cantar tão bonito como naquele momento. 

Depois, a Assembleia estende as mãos para participar da benção do envio e canta: Vai, vai missionária do Senhor... Lágrimas reprimidas no fundo do coração. “Igreja em saída”. O altar parece vazio. Mas o altar é o mundo.

Um comentário:

  1. O Congresso Nacional da Vida Consagrada realizado em Aparecida, além de produzir muitos frutos, alimentar a Esperança, promover a feliz convivência dos que abandonaram a segurança, o conforto e aconchego da vida familiar, para constituir a Família maior, inspirados no seguimento de Jesus Cristo e sob a proteção maternal de Maria - foi devidamente encerrado com chave de ouro, conforme narrativa do ilustre palestrante, Professor Pe. Paulo Suess.
    O envio de Irmã Marlene Avanzi, da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus para o Haiti, como presente da Congregação à Igreja do Brasil e do Haiti constitui grande testemunho de vida abnegada, doação incondicional, despojamento e fidelidade ao compromisso missionário assumido por essa Serva do Senhor e tantos outros e outras espalhados nesse mundo de Deus!

    ResponderExcluir