Começo da Associação Menores com Cristo - Amecc



Hoje a AMECC (Associação Menores Com Cristo) trabalha com 230 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Guarabira, Paraíba. A Associação acolhe crianças e adolescentes em Casas Lares, promove educação na sua escola São Rafael, cuida dos pequenininhos na creche São Miguel e acompanha os egressos da instituição ajudando a entrar no mercado de trabalho.


A história da AMECC começou com um encontra na prisão entre o Pe. Geraldo Brandstetter e o jovem Cícero Deodato da Silva Neto. A carta embaixo iniciou o trabalho do abrigo que hoje funciona há 24 anos. 

Cícero Deodato da Silva Neto
15.06.73 V 27.05.97
Tudo começou com uma visita de meu amigo padre Geraldo numa prisão do Nordeste. Um jovem gritou atrás das grades: "Padre, me tira daqui!" Mais tarde escreveu esta carta ao padre:

Como vai, Padre, tudo bem?
Por que comigo vai tudo mais ou menos, mas primeiro do que tudo quero que o senhor me abençoe.
Padre, é pela primeira vez que eu pego na minha caneta para lhe escrever, com lágrimas caindo dos meus olhos. Por que eu soube que o Juiz disse que não aparece ninguém para assinar um Termo de Responsabilidade eu ia passar três meses e depois eu ia para o presídio do Roger em João Pessoa, mas eu não quero isso pra mim.
Já mandei chamar minha família para falarem com o Juiz mas ninguém veio. Olhe, Padre, por favor faça qualquer coisa por mim, arrume um advogado ou assine este Termo para eu sair daqui. Eu lhe prometo que jamais venho aqui de novo. Padre, me tire daqui, lhe prometo que jamais cai noutra dessa.
Confie em mim. Olhe, me arrume um emprego para eu trabalhar depois me tire daqui assine este termo... Olhe, padre, prometo que jamais vou lhe decepcionar. Confie em mim, no que estou lhe dizendo. Pense no meu caso, por favor, padre nunca mais eu quero cair numa dessa, não é promessa falsa. Olhe, eu sei que é muito difícil uma pessoa se responsabilizar por outra pessoa.
Padre, me arrume um emprego para quando eu sair daqui trabalhar.
Padre, Jesus disse "vem a mim aquele que está oprimido e eu te livrarei". É o que está acontecendo comigo, estou cansado e oprimido, e nessa hora que eu preciso de alguém e não encontro mas eu sei que encontrei o Senhor e Deus.
Vou parar por aqui por falta de folhas para falar tudo o que eu sinto agora.




No dia 27 de maio de 1997, Cicero Deodato (Deodato significa "aquele que foi dado por Deus") foi encontrado morto, perfurado por uma bala, no centro de João Pessoa (Lagoa).



Um comentário:

  1. Nosso país tem muitas carências, mas acredito que priorizar as crianças e adolescentes, conforme estabelecido no ECA, no sentido de garantir a todos medidas protetivas, além de educação, saúde, moradia - desenvolvimento integral.... é dever de todos nós, cidadãos - especialmente cristãos e cristãs.

    ResponderExcluir