Dia Internacional da Mãe Terra


A proclamação do 22 de abril como Dia Internacional da Mãe Terra supõe o reconhecimento de que a Terra nos proporciona o sustento ao longo de nossa existência, além de reconhecer a responsabilidade que temos de promover a harmonia com ela a fim de alcançar um equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.

Cidade do Vaticano (RV) – 500 milhões de pessoas, em 85 países, celebram nesta segunda-feira, 22, o Dia da Terra, também conhecido como “O Dia Internacional da Mãe Terra”. A data criada para lembrar a importância do Planeta Terra e para que todos possam refletir sobre o que podem fazer para ajudá-la a se conservar.

É a oportunidade para refletirmos sobre todos os problemas que o nosso planeta anda sofrendo. Além disso, é uma oportunidade ótima para mostrar que todos nós somos responsáveis pela conservação de nosso planeta.

Neste dia, no ano de 1970, o senador estadunidense, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Na ocasião, mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos foram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável, preocupadas com a visível degradação planetária. O evento foi criado em meio ao movimento hippie nos EUA, depois de um grande vazamento de óleo na Califórnia.

Desde sua instituição, a data tem um caráter de manifestação e a partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se evento internacional.

"Aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar". (Paulo Freire)

"O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

 

 Nesse contexto, é importante ressaltar que, de acordo com o Sistema das Nações Unidas na Bolívia, o país conta com alto índice de pobreza e pobreza extrema apesar de que, nos últimos anos, esta diminuiu proporcional e significativamente. A Bolívia possui abundantes recursos naturais, sendo um dos países mais megadiversos do mundo. No entanto, esses recursos encontram-se ameaçados pela expansão de fronteira agrícola, pela construção de mega obras e megaprojetos, como hidrelétricas, além das mineradoras e hidrocarboníferas, entre outras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário