Exposição de presépios no Centro de São Paulo

O presépio como representação do nascimento de Cristo tem tudo a ver com os franciscanos. Foi São Francisco de Assis, em 1223, na cidade italiana de Greccio, quem pela primeira vez na história celebrou a noite de Natal com uma encenação plástica do nascimento de Jesus, tendo pessoas representando os personagens bíblicos e animais reais na manjedoura. Com isso, ao longo dos séculos, tornou-se uma tradição entre os franciscanos marcar a passagem do Natal sempre de forma artística, e não apenas litúrgica, com a montagem de presépios com seres vivos ou esculturas.
No Centro de São Paulo, há mais de 20 anos essa tradição é ininterruptamente mantida pelo Convento São Francisco de Assis, no Largo São Francisco, São Paulo.
“A arte na religião católica é uma força que evangeliza, ajudando tanto na catequese como na aproximação do homem com o que é belo”, explica frei Roger. “Quando fazemos aqui os 21 anos dessa mostra de presépios, procuramos oferecer uma forma diferente de celebrar o Natal e, ao mesmo tempo, resgatamos uma tradição cristã.”
Entre os presépios expostos este ano 20 são inéditos. E entre estes há exemplares do Oriente Médio, Peru, Rússia, Filipinas, Argentina, Bélgica, Egito, Angola e Alemanha. Os materiais utilizados são os mais diversos: chumbo, madeira, marfim, fibra de bananeira, bambu pintado, argila e impressão. Um deles foi feito pelo artesão Adelino, de Guarulhos, que fez questão de expor com os franciscanos de São Paulo e trabalha com materiais reciclados. “Acolhemos com carinho, porque tem tudo a ver com o espírito franciscano, que é ecológico”, diz frei Roger.
Hoje os franciscanos têm no Estado de São Paulo uma coleção de cerca de 400 presépios, iniciada com aquela de Ottenbreit, a maioria doada. Ela fica no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, cidade onde há uma exposição permanente de presépios.´
[Ana Maria Ciccacio, texto abreviado].
Fotos: Presépios - Renato Leary, presépios vindo do Oriente Médio, exemplar esculpido em madeira e com destaque sobre banquetes rústicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário