Índios ocupam plenário e levam à suspensão de sessão da Câmara



Indígenas protestam contra PEC 215.
Fabiano Costa e Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
 
 
 

Indígenas durante manifestação de protesto no plenário
 da Câmara (Foto: Fabiano Costa / G1)

 

Dezenas de indígenas de várias etnias tomaram o plenário e provocaram a interrupção por mais de duas horas da sessão desta terça-feira (16) da Câmara dos Deputados. Os índios querem impedir a instalação de uma comissão especial destinada a analisar Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215) que modifica as regras da demarcação de reservas indígenas.
Inicialmente, os índios forçaram a entrada, mas foram impedidos por seguranças, que formaram um cordão humano diante do acesso ao plenário. Diante da insistência, o acesso acabou sendo liberado. Muitos índios sentaram-se nos lugares reservados aos deputados.
A ex-senadora Marina Silva assumiu a liderança das negociações com os indígenas, na tentativa de convencê-los a se retirar do plenário. Da mesa da Câmara, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez um apelo aos índios para que se retirassem do plenário e, em troca, ele receberia as lideranças no gabinete da presidência para uma negociação. 
A proposta
A proposta que é alvo de críticas dos índios retira do Executivo a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e zonas de conservação ambiental. Pelo texto, caberá ao Congresso Nacional aprovar proposta de demarcação enviada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). "Se a PEC for aprovada, vai matar todos nós. Temos que ter a nossa terra para sobreviver. Não pode tirar a responsabilidade do Executivo", disse o líder indígena Baitxana da tribo Hunikui. A PEC já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e será apreciada por uma comissão especial antes de ir à votação no plenário da Casa. Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai. “Compreendo perfeitamente o desespero dos índios. Acho que eles chegaram a um limite. Essa PEC que retira do Executivo a prerrogativa de criar áreas indígenas é uma proposta que vai impedir qualquer política indigenista e permite a redução das áreas de reservas indígenas já existentes. É legítima essa reação”, disse Sarney Filho.
Comissão
Antes, no início da tarde, os índios já tinham feito uma manifestação no plenário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em protesto contra a criação da comissão especial. Depois do protesto na CCJ, o presidente da Câmara, decidiu solicitar aos líderes partidários, a pedido dos índios, que adiassem as indicações de membros para a comissão especial.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário