Avós alegres no Festival Eurovisão da Canção


As avós alegres (Buranowskije Babuschki) de Udmúrtia, uma pequena unidade política da Federação Russa, conquistaram os corações do Festival Eurovisão da Canção (Eurovision Song Contest/ESC). Este ano, o Festival foi realizado em Baku, capital de Azerbaijão. No dia 24 de maio, as oito mulheres da aldeia Buranowo, que representaram a Russia no Festival de Baku, passaram com facilidade pelas semifinais do evento.

Buranowo, a aldeia das Babuschki, é uma cidadezinha sem água encanada, sem asfalto, sem canalização como milhares de aldeias no interior da Russia. “Party for everybody” é o título da canção que as avós alegres de Buranowo cantaram no Festival. Fora do refrão em inglês, o texto da canção é em udmúrtia, uma língua com raízes na Hungria e Finlândia, hoje falada por 320 mil pessoas.

“Cantar faz parte da vida em Udmúrtia”, diz a velha Galina Konjewa. “Quem está doente dever ir ao mato e cantar. Logo recupera a saúde”. As Babuschki traduzem canções modernas ao udmúrtia. Até “Let it be”, dos Beatles, faz parte de seu repertório. As avós alegres resistiram a tentativas de produtores do Festival de fazê-las comprar roupas novas. “Queriam fazer de nós avós para o museu”, conta Walentina Pjatschenko, com 74 anos. “Temos que conservar a nossa cultura. É difícil, sobretudo com a migração dos jovens para as grandes cidades”.

Quem em Udmúrtia alcança 70 anos é um resistente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (WHO), a região tem, desde os anos de 80, a taxa mais alta de suicídios do mundo. Alcoolismo e a hipersensibilidade dos homens produzem uma taxa alta de suicídios. As pessoas mais conhecidas de Udmúrtia são o inventor e fabricante de armas Michail Kalaschnikow e o componista Pedro Tschaikowski. Os moradores de udmúrtia têm uma religião xamânica que os liga, profundamente, com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário