13 DE MAIO DE 2012: MÚLTIPLAS COMEMORAÇÕES


13 de maio

Lei Áurea e Abolição da Escravatura (1888) – Nossa Senhora de Fátima (1917) – Atentado ao Papa João Paulo II (1981) – Abertura da Conferência de Aparecida (2007) – Dia das Mães

 1888: Lei Áurea - Abolição da Escravatura


No dia 13 de maio comemora-se a Abolição da Escravatura no Brasil. A escravidão foi oficialmente extinta nesse dia por meio da Lei Áurea. "Áurea", por sua vez, quer dizer "de ouro" e - por aí - você pode imaginar o valor que se deu a essa lei, com toda a razão. Afinal, o trabalho escravo é uma prática desumana.
Assinado pela princesa Isabel, em 1888, o texto da Lei Áurea é curto e bastante objetivo, como você pode ver a seguir:

"A Princesa Imperial Regente, em Nome de Sua Majestade, o Imperador, o senhor dom Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário."




Quando a Lei Áurea passou a vigorar, a escravidão já existia no Brasil há cerca de três séculos. Sua abolição, contudo, não representou o fim da exploração do negro no Brasil, nem a sua integração - em pé de igualdade - na sociedade brasileira, que ainda tem uma enorme dívida para com os descendentes dos escravos.
[Do texto de: Carla Caruso, autora do livro
"Zumbi, o último herói dos Palmares" (Editora Callis)].


1917: Aparição de Nossa Senhora de Fátima




1981: Atentado ao Papa João Paulo II





2007: Abertura da Conferência da Aparecida




A V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, ou Conferência de Aparecida, foi inaugurada pelo Papa Bento XVI, em Aparecida, no dia 13 de maio e encerrou no dia 31 de maio de 2007.
O tema da Quinta Conferência foi: “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”, inspirado na passagem do Evangelho de João que narra “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

 13 de maio de 2012: Dia das Mães:

A revista de negócios americana Forbes não tem competência de estabelecer um ranking das mães mais poderosas do mundo. A mãe mais poderosa do mundo, que a revista Forbes desconhece, é aquela mãe que cria cinco filhos na favela da Rocinha/RJ, que chora seu filho assassinado na guerra de drogas nas palafitas de Salvador/BA e que faz vigília na cama da filha com leucemia. Nessas mães convivem pobreza e realeza, como no rosto de Nossa Senhora Aparecida. Que nelas viva a sociedade alternativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário