Morreu Abdias do Nascimento: o combate à discriminação racial continua


Guerreiro por um mundo de iguais

Aos 97 anos, o protagonista do combate à discriminação racial, Abdias do Nascimento, morreu na noite de 23 de maio, no Rio de Janeiro. Nascido na cidade de Franca, SP, em 14 de março de 1914, desde cedo se iniciou na militância do movimento negro contra o racismo. Abdias do Nascimento, com seus múltiplos dons, chegou a exercer os ofícios de deputado e senador, escritor e poeta, professor e artista plástico, Secretário de Estado de Direitos Humanos e da Cidadania (Rio de Janeiro, 1999). Em 1937 e em 1941, por causa de sua postura política, é preso na Penitenciária da Frei Caneca e na Penitenciária de Carandiru, respectivamente. Em 1984, Abdias do Nascimento cria, junto com um grupo de intelectuais e militantes negros, a Fundação Afro-Brasileira de Arte, Educação e Cultura (FUNAFRO), integrando o IPEAFRO, o Teatro Experimental do Negro (TEN), a revista Afrodiaspora, e o Museu de Arte Negra. Já com 86 anos, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal da Bahia. Na ocasião, em seu discurso de agradecimento, invocou Exu, o senhor da contradição. Só ele “seria capaz de me colocar aqui nesta situação. Recebo um título de doutor da mesma academia que há décadas venho questionando e contestando por sua postura de marginalizar, humilhar, desprezar e discriminar o povo afrodescendente. Pois reitero: continuo questionando e contestando a academia brasileira. [...]
Abdias do Nascimento (1914-2011)
Não estou falando apenas da admissão de alunos negros, embora este seja um aspecto necessário em todo o país. Falo, sobretudo, do que eles e os outros alunos vão aprender. O conhecimento formal e científico sempre discorreu sobre nós, retratando os povos africanos e seus descendentes como escravos natos, objetos de pesquisa científica, ratos de laboratório.

Aqui mesmo na Faculdade de Medicina desta universidade, sob a égide de Nina Rodrigues, papa das teses lombrosianas no Brasil, mediu-se nossos crânios para calcular o índice cefálico; dimensionou-se a largura da nossa narina como prova cabal de nosso suposto estado patológico congênito; negou-se a nossa arte enquanto produção criativa taxando-a da representação deformada de uma mentalidade primitiva e doentia.

A psiquiatria de Nina Rodrigues, desenvolvida nesta instituição, julgava nossa religião uma manifestação de patologia mental. A Faculdade criou e ostentou, durante muitos anos, uma das mais monstruosas peças da didática racista conhecidas no Brasil: a exposição de objetos sagrados do nosso culto junto a armas usadas em homicídios e outros instrumentos de crimes, ao lado das cabeças de cangaceiros degolados e de fetos defeituosos, os chamados "monstros da degenerescência" das teorias eugenistas.

As peças sagradas, muitas confiscadas pela polícia, simbolizavam um dos mais caros projetos de Nina Rodrigues: o controle psiquiátrico da religiosidade afro-brasileira. A exposição, transferida à Secretaria de Segurança Pública, lá ficou intacta até o ano passado como testemunha muda do implícito endosso das autoridades científicas às lições embutidas na sua configuração.

É preciso virar esse conhecimento eurocentrista de cabeça para baixo, sacudi-lo até remover o lixo e construir no vazio uma nova epistemologia. Incorporar-lhe a experiência e o saber dos povos afrodescendentes em suas várias dimensões, vistos da sua ótica e expressos na sua própria voz, possibilitando a reconstrução da civilização e da soberania dos nossos antepassados no Continente e o redimensionamento das culturas e histórias de luta forjadas por nós, seus descendentes, na diáspora. [..]”

Em Brasília, Abdias do Nascimento é homenageado, pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, na sua 4ª Conferência Nacional, realizada em 11 de dezembro de 2002, como personalidade destacada na história dos direitos humanos no Brasil. 26 de maio, o corpo do guerreiro e construtor da igualdade racial foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Homenagem a Abdias do Nascimento





Nenhum comentário:

Postar um comentário