PRIMEIRO DE MAIO 2011

Acontece
na Esplanada dos Ministérios:




Aconteceu:
no Encontro Nacional 
em Defesa da Terra e da Vida

Fotos: Eden Magalhães
Enquanto a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), de São Paulo, realiza sua “comemoração” do Dia do Trabalho com a “força musical” de artistas para todos os gostos, mais de 150 lideranças indígenas, em seu Encontro Nacional, em Luziânia (GO), estão elaborando um diagnóstico preciso da questão indígena no Brasil e na conjuntura econômica e política mundial. O evento teve a assessoria do professor Ariovaldo Umbelino (USP), de Deborah Duprat, vice-procuradora-geral da República e coordenadora da 6ª Câmara do Ministério Público Federal (MPF) e de Raquel Dodge, subprocuradora-geral da República e coordenadora da 2ª Câmara do MPF.
Debora Duprat, Saulo Feitosa,
Raquel Dodge, Babau Tupinambá


Informados sobre seus direitos, os povos indígenas estão preparados para defender seus territórios e sua vida, não a partir de hotéis de luxo ou atraídos por compensações musicais de artistas sertanejos, mas a partir de acomodações embaixo de lonas pretas, no VIII Acampamento Terra Livre, na Esplanada dos Ministérios, de Brasília. A lona preta é expressão de seu sofrimento causado pela negação de seus direitos. Durante o Encontro Nacional ouviu-se em todos os relatos da realidade indígena, que, em consequência dessa negação, as lideranças indígenas são criminalizadas, inúmeras crianças, por causa do descuido da saúde, são vítimas de uma morte prematura, e os territórios indígenas são progressivamente incorporados ao latifúndio da soja e da cana.
Ninawá Hunikut, Acre
Agitando a sua borduna, uma liderança (muito aplaudida) do Xingu chamou a atenção dos demais para o projeto da hidrelétrica Belo Monte: “Podem-nos negar nossos direitos, mas nosso direito à luta, não vão conseguir negar”.

Lutar não foi em vão

Ariovaldo Umbelino, Anibal Cordeiro Campos
Uma dessas muitas histórias de sofrimento, luta e vitória, que se ouviu nesses dias, foi contada por Anibal Cordeiro Campos, 45, pai de três filhos, trabalhador rural, liderança indígena potiguara, da Aldeia Jaraguá, município Rio Tinto/PB. A luta de Anibal libertou a aldeia do estrangulamento pela cana. Desde muitos anos, as usinas de cana-de-açúcar, da região (principalmente, a Japungú e a Miriri), arrendaram ou incorporaram as terras indígenas em seu domínio.

Protesto dos Potiguara
Quando os Potiguara, sob a liderança de Anibal, começaram a reagir contra o cerco da cana, e retomaram as suas terras, os donos das usinas armaram jagunços da região. “Ofereceram 70.000 reais por minha cabeça”, conta Anibal. No dia 22 de março de 2009, dois pistoleiros invadiram a sua casa e, na presença da mulher e de seus filhos, dispararam vários tiros em direção do cacique. Foi atingido por duas balas: uma perfurou seu pulmão; outra ficou alojada em seu maxilar. No hospital de João Pessoa, cerca de 90 km do local do atentado, Anibal foi operado. Revoltados com a brutalidade do espisódio, os Potiguara da aldeia de Jaraguá interditaram a estrada que liga a cidade da Baia da Traição com a BR 101. Depois, a comunidade escondeu Anibal numa casa oferecida pela irmã Juvanete, da Congregação das Irmãs de Santa Dorothéa, que há quatro anos mora na aldeia. Anibal me mostra as marcas que, milagrosamente, quase desapareceram.

Nossa Senhora dos Prazeres
 Na aldeia tem uma capela dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres. Uma vez por mês, o padre vem da Bahia para celebrar a Missa. Juvanete e Anibal afirmam, que foi Nossa Senhora dos Prazeres, da qual ambos são fervorosos devotos, salvou o líder indígena. A devoção de Nossa Senhora dos Prazeres é idêntica com a devoção de Nossa Senhora das Sete Alegrias, uma devoção franciscana de Portugal. “Quantas terras vocês retomaram?”, eu pergunto. “Foram sete mil hectares”, responde Anibal. Sem dúvida, Nossa Senhora dos Prazeres é milagrosa e os Potiguara são corajosos.

3 comentários:

  1. POIS EU SOU DE GUARUJA MAIS MEU AVOS TEM CASA AI EM JARAGUA ,POIS EU NAO SEI QUEM FOI MAIS A IRMA DO JOQUINHA QUE SENTE ODIO DO ANIBAL FALOU PRA MIM QUE ERA BOM QUE NINGUEM DESCOBRIÇI QUEM ERA OS ASSASNOS POIS DO JEITO QUE ELA FALOU DEIXOU A ME CRE QUE LA TINHA PARTICISAO NO O CORRIDO POIS JOQUINHA E A UNICA DERROTA DE JARAGUA PRA MIM TINHA QUE ESPUÇA ELA E SUA FAMILIA DESSE LUGAR VARAVILHOSO QUE E JARAGUA SALDADES JARAGUA FAZERIA O QUE EU PODER POR VCS ESPERO CONSTRUIR UMA QUADRA AI ASIM SE O ANIBAL PERMITIR VALEU

    ResponderExcluir
  2. PRA MIM JOQUINHA TINHA QUE SE ESPUÇO DE JARAGUA POIS ELE ARRUMA CONFUSAO COM TODO MUNDO POIS ELE NAO SE ENCHERGA E QUE METE AS CARA AONDE NAO PODE ,POIS PRA MIM ELE TEVE DE UMA CERTA FORMA PARTICIPASAO NO ATENTADO SOFRIDO PELO QUERIDO CAÇIQUE ANIBA ,POIS EU NAO SOU DE JARAGUA MAIS SOU MUITO FELIZ POR TE CONHERÇIDO PESSOAS QUE NEM OS RIO TINTENSE POIS ,JARAGUA SO NAO E MELHOR POR AI ETA A PESSOA MAIS TRISTE DO MUNDO JOQUINHA XOXOOXOOXOXOOXOXOX SAI DE JARAGUA SEU MERDA N JARAGUA NAO E PRA VC

    EU SOU O CARIOCA SE QUISEREM QUE EU AFIRME TUDO QUE SEI E SO ME LIGAR 33516485

    ResponderExcluir
  3. ANIBA FAZ UM FAVOR PRA MIM FALA PRA JACY A CUNHADA DIJALMA E FILHA DE RAMIRO E DN MARIA A IRMA DE KELLY QUE EU A AMO MUITO E QUE SOU LOKO POR ELA
    E SOFRO ATE HOPJE POR NAO TER ELA PERTO DE MIM VALEU TE CONSIDERO MUITO ANIBA
    FIQUE COM DEUS E QUE OS CORVADIS QUE FIZERO A QUELA CORVADIA COM VC PAGUE
    PELOS ATOS QUE PRATICARAM

    ResponderExcluir