Chegada do papa Francisco em Lampedusa |
Com a escolha da ilha italiana, porta de entrada de
refugiados, Francisco usa sua primeira viagem oficial para chamar a atenção à
política migratória europeia. Francisco chegou a Lampedusa pela manhã e, depois
de rezar por alguns minutos, lançou ao mar uma coroa com flores brancas e
amarelas – uma homenagem aos migrantes que morreram na travessia do
Mediterrâneo. Em suas primeiras declarações, criticou a "globalização da
indiferença”.
"Quem é o responsável pelo sangue destes irmãos e
irmãs? Ninguém! Todos nós respondemos assim: não sou eu, não tenho nada a ver
com isso; serão outros, eu não certamente. Mas Deus pergunta a cada um de nós:
«Onde está o sangue do teu irmão que clama até Mim?» Hoje ninguém no mundo se
sente responsável por isso; perdemos o sentido da responsabilidade fraterna;
caímos na atitude hipócrita do sacerdote e do levita de que falava Jesus na
parábola do Bom Samaritano", afirma Papa Francisco, na homilia proferida ontem
(8 de julho), em Lampedusa, na Itália.
A missa, presidida pelo papa, foi celebrada depois de
Francisco, acompanhado por barcos de pescadores de Lampedusa, ter jogado no mar
uma coroa de crisântemos seguido de uma profunda e emociante oração silenciosa,
em memória dos emigrantes que morreram no Mediterrâneo, na entrada da Europa.
Na missa, o altar, o cálice e o báculo do Papa foram feitos
com restos de madeira que sobraram dos barcos naufragados. Sim, o Papa, no meio
dos emigrantes, usou um báculo de madeira. Algo raro na história.
Segundo Francisco, "a cultura do bem-estar, que nos
leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros,
faz-nos viver como se fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas mas não são
nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à
indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença.
Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença.
Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa,
não é responsabilidade nossa!"
Eis a homilia.
Emigrantes mortos no mar; barcos que em vez de ser uma rota
de esperança, foram uma rota de morte. Assim recitava o título dos jornais.
Desde há algumas semanas, quando tive conhecimento desta notícia (que
infelizmente se vai repetindo tantas vezes), o caso volta-me continuamente ao
pensamento como um espinho no coração que faz doer. E então senti o dever de
vir aqui hoje para rezar, para cumprir um gesto de solidariedade, mas também
para despertar as nossas consciências a fim de que não se repita o que
aconteceu. Que não se repita, por favor.
Antes, porém, quero dizer uma palavra de sincera gratidão e
encorajamento a vós, habitantes de Lampedusa e Linosa, às associações, aos
voluntários e às forças de segurança, que tendes demonstrado – e continuais a
demonstrar – atenção por pessoas em viagem rumo a qualquer coisa de melhor.
Sois uma realidade pequena, mas ofereceis um exemplo de solidariedade!
Obrigado! Obrigado também ao Arcebispo Dom Francesco Montenegro pela sua ajuda,
o seu trabalho e a sua solidariedade pastoral. Saúdo cordialmente a Presidente
da Câmara Senhora Giusi Nicolini, muito obrigado por aquilo que fez e faz.
Desejo saudar os queridos emigrantes muçulmanos que hoje, à noite, começam o
jejum do Ramadã, desejando-lhes abundantes frutos espirituais. A Igreja está ao
vosso lado na busca de uma vida mais digna para vós e vossas famílias. A vós
digo: oshià!
Nesta manhã quero, à luz da Palavra de Deus que escutamos,
propor algumas palavras que sejam sobretudo uma provocação à consciência de
todos, que a todos incitem a reflectir e mudar concretamente certas atitudes.
"Adão, onde estás?": é a primeira pergunta que
Deus faz ao homem depois do pecado. "Onde estás, Adão?". E Adão é um
homem desorientado, que perdeu o seu lugar na criação, porque presume que vai
tornar-se poderoso, poder dominar tudo, ser Deus. E quebra-se a harmonia, o
homem erra; e o mesmo se passa na relação com o outro, que já não é o irmão a
amar, mas simplesmente o outro que perturba a minha vida, o meu bem-estar. E
Deus coloca a segunda pergunta: "Caim, onde está o teu irmão?" O
sonho de ser poderoso, ser grande como Deus ou, melhor, ser Deus, leva a uma
cadeia de erros que é cadeia de morte: leva a derramar o sangue do irmão!
Estas duas perguntas de Deus ressoam, também hoje, com toda
a sua força! Muitos de nós – e neste número me incluo também eu – estamos
desorientados, já não estamos atentos ao mundo em que vivemos, não cuidamos nem
guardamos aquilo que Deus criou para todos, e já não somos capazes sequer de
nos guardar uns com os outros. E, quando esta desorientação atinge as dimensões
do mundo, chega-se a tragédias como aquela a que assistimos.
"Onde está o teu irmão? A voz do seu sangue clama até
Mim", diz o Senhor Deus. Esta não é uma pergunta posta a outrem; é uma
pergunta posta a mim, a ti, a cada um de nós. Estes nossos irmãos e irmãs
procuravam sair de situações difíceis, para encontrarem um pouco de serenidade
e de paz; procuravam um lugar melhor para si e suas famílias, mas encontraram a
morte. Quantas vezes outros que procuram o mesmo não encontram compreensão, não
encontram acolhimento, não encontram solidariedade! E as suas vozes sobem até
Deus! Uma vez mais vos agradeço, habitantes de Lampedusa, pela solidariedade.
Recentemente falei com um destes irmãos. Antes de chegar aqui, passaram pelas
mãos dos traficantes, daqueles que exploram a pobreza dos outros, daquelas
pessoas para quem a pobreza dos outros é uma fonte de lucro. Quanto sofreram! E
alguns não conseguiram chegar.
"Onde está o teu irmão?" Quem é o responsável por
este sangue? Na literatura espanhola, há uma comédia de Félix Lope de Vega, que
conta como os habitantes da cidade de Fuente Ovejuna matam o Governador, porque
é um tirano, mas fazem-no de modo que não se saiba quem realizou a execução. E,
quando o juiz do rei pergunta "quem matou o Governador", todos
respondem: "Fuente Ovejuna, senhor". Todos e ninguém! Também hoje assoma
intensamente esta pergunta: Quem é o responsável pelo sangue destes irmãos e
irmãs? Ninguém! Todos nós respondemos assim: não sou eu, não tenho nada a ver
com isso; serão outros, eu não certamente. Mas Deus pergunta a cada um de nós:
"Onde está o sangue do teu irmão que clama até Mim?"
Hoje ninguém no mundo se sente responsável por isso;
perdemos o sentido da responsabilidade fraterna; caímos na atitude hipócrita do
sacerdote e do levita de que falava Jesus na parábola do Bom Samaritano: ao
vermos o irmão quase morto na beira da estrada, talvez pensemos
"coitado" e prosseguimos o nosso caminho, não é dever nosso; e isto
basta para nos tranquilizarmos, para sentirmos a consciência em ordem.
A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos,
torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos
bolas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil,
do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos
outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização,
caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro,
não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!
Reaparece a figura do "Inominado" de Alexandre
Manzoni. A globalização da indiferença torna-nos a todos
"inominados", responsáveis sem nome nem rosto.
"Adão, onde estás?" e "onde está o teu
irmão?" são as duas perguntas que Deus coloca no início da história da
humanidade e dirige também a todos os homens do nosso tempo, incluindo nós
próprios. Mas eu queria que nos puséssemos uma terceira pergunta: "Quem de
nós chorou por este facto e por factos como este?"
Quem chorou pela morte destes irmãos e irmãs? Quem chorou
por estas pessoas que vinham no barco? Pelas mães jovens que traziam os seus
filhos? Por estes homens cujo desejo era conseguir qualquer coisa para
sustentar as próprias famílias? Somos uma sociedade que esqueceu a experiência
de chorar, de "padecer com": a globalização da indiferença tirou-nos
a capacidade de chorar!
No Evangelho, ouvimos o brado, o choro, o grande lamento:
"Raquel chora os seus filhos (...), porque já não existem". Herodes
semeou morte para defender o seu bem-estar, a sua própria bola de sabão. E isto
continua a repetir-se... Peçamos ao Senhor que apague também o que resta de
Herodes no nosso coração; peçamos ao Senhor a graça de chorar pela nossa
indiferença, de chorar pela crueldade que há no mundo, em nós, incluindo
aqueles que, no anonimato, tomam decisões socioeconómicas que abrem a estrada
aos dramas como este. "Quem chorou?" Quem chorou hoje no mundo?
Senhor, nesta Liturgia, que é uma liturgia de penitência,
pedimos perdão pela indiferença por tantos irmãos e irmãs; pedimo-Vos perdão,
Pai, por quem se acomodou e se fechou no seu próprio bem-estar que leva à
anestesia do coração; pedimo-Vos perdão por aqueles que, com as suas decisões a
nível mundial, criaram situações que conduzem a estes dramas. Perdão, Senhor!
Senhor, fazei que hoje ouçamos também as tuas perguntas:
"Adão, onde estás? Onde está o sangue do teu irmão?"
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