A voz da Central de Movimentos Populares na Cúpula dos Povos

A CMP Brasil esta mobilizando para a Cúpula dos Povos, com a participação de militantes de base da central vindos de vários estados para os debates socioambientais, defesa das comunidades, luta contra os despejos e defesa dos direitos humanos de Mulheres da Juventude, de LGBT, Negros nas muitas oficinas, plenárias e atividades da Cúpula dos Povos que começou no dia 15 de Junho , no Aterro do Flamengo. A Cúpula é uma atividade paralela da Conferência da ONU Rio + 20.




Barrados na Candelária com armas desiguais

No dia que os chefes de estado chegam ao Rio de Janeiro para a conferência Rio + 20, os movimentos sociais presentes na Cúpula dos Povos, realizaram um ato na Vila Autódromo , próximo ao Rio Centro, onde se realiza a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável a Rio + 20. Os manifestantes defenderam o direito e luta das comunidades, por moradia popular e direitos socioambientais e contra remoções e os despejos, que tem impactado muitas comunidades como a de Vila Autódromo ameaçada pelas obras dos eventos esportivos.
Os indígenas seguiram diretamente para o ponto de bloqueio, o que levou os comandantes a mandarem os soldados das tropas de choque do Exército e da PM vestir as máscaras contra gás e adotar posição de combate. Helicópteros passaram a voar sobre o local. Um blindado da PM foi posicionado junto às tropas, para atuar caso houvesse um enfrentamento entre os agentes de segurança e os manifestantes.

Indios e outros movimentos sociais foram barrados na Candelária. Não foi primeira vez que na Candelária se apagaram as luzes! Mais de 100 policias e militares fizeram cordão de isolamento no local. Eles usam armas não letais (que bom!) e a cavalaria montada ajudou no policiamento, até chegou o negociador-mor, o topa-tudo, com panos quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário