"Rios para a vida"


Raoni, Kayapó, aponta o dedo
para a loucura de Belo Monte



Cerca de mil pessoas formaram nesta terça-feira (19.6.) um desenho de grandes proporções na Praia do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, simbolizando um indígena alçando um braço rumo ao sol e com a frase "rios para a vida", para manifestar sua rejeição às agressões contra a Amazônia.
A iniciativa foi impulsionada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que luta pela conservação dos rios e reivindica o uso de energias limpas. Ativistas de diversas partes do mundo acompanhados de centenas de índios brasileiros realizaram a ação ao lado da Cúpula dos Povos, evento alternativo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Os organizadores explica-ram que, com este desenho - só compreen-sível se visto de cima - queriam simbolizar a importância do conheci-mento indígena para o desenvolvimento susten-tável dos países. O artista John Quigley e um comitê de índios brasileiros desenharam a imagem, que foi fotografada de um helicóptero.

O mesmo grupo realizou na sexta-feira passada uma ocupação simbólica da região amazônica onde se constrói a hidrelétrica de Belo Monte para chamar a atenção da Rio+20 sobre o dano que a obra causará ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário