CF 2011: “A criação geme em dores de parto” e morte


Catástrofe
A causa principal da catástrofe ecológica está no “atual modelo econômico, que privilegia o desmedido afã pela riqueza, acima da vida das pessoas e dos povos e do respeito racional pela natureza” (Documento de Aparecida, 473). Esse modelo “subordina a preservação da natureza ao desenvolvimento econômico, com danos à biodiversidade, com o esgotamento das reservas de água e de outros recursos naturais, com a contaminação do ar e a mudança climática” (DAp 66).

Biodiversidade
Biodiversidade significa, segundo a CF, diversidade biológica, que se formou em três bilhões de anos e abarca 10 milhões de espécies na Terra: ecossistemas, espécies e genes. 
A biodiversidade garante a harmonia ambiental através de três eixos, também chamados “serviços ambientais”:
- equilíbrio do clima,
- qualidade e quantidade de água,

- produção de alimentos.
O inimigo número um da biodiversidade é a monocultura.


Desapego

Sobrevivente de Ishimaki

A vida no planeta exige um novo modelo de desenvolvimento social e aponta para uma ascese pessoal com sua raiz na solidariedade “assumindo com seriedade a virtude da pobreza como estilo de vida sóbrio para ir ao encontro e ajudar a atender às necessidades dos irmãos que vivem na indigência” (DAp 540). O desapego, como exercício de se livrar do desnecessário para que todos possam usufruir o necessário, ultrapassa a esfera do privado e do individual. O desprendimento, em sua forma individual, pode ser compreendido como conversão e ascese, em sua forma comunitária ou sociopolítica, como ruptura e solidariedade.
 (P.S. 13.3.2011)

Um comentário: