A Gaudium et Spes 50 anos depois e o Papa Francisco como o parteiro de uma igreja global. Conferência de Massimo Faggioli

A Gaudium et Spes 50 anos depois e o Papa Francisco como o parteiro de uma igreja global. Conferência de Massimo Faggioli

Um comentário:

  1. Absolutamente brilhante a explanação do historiador Massimo Faggioli - sua releitura da Gaudium et Spes - constituição pastoral sobre a Igreja no mundo moderno. Inicialmente, comenta que a GS é o documento-chave do VaticanoII para orientar nossa compreensão do papa Francisco e sua relação com esse Concílio e o período pós-conciliar.
    Francisco promove o renascimento da GS na exortação EG (Evangelii Gaudium) e na proclamação do Jubileu da Misericórdia ( 13/3/2015).
    A GS endereçada "a todos homens e mulheres de boa vontade" leva a uma Igreja que ensina e aprende. Nos debates finais, o palestrante enfatiza que a GS trouxe o mundo para dentro da Igreja. E a pergunta surgida em Medellin: "Lemos a modernidade sob os olhos dos pobres e excluídos, afinal"? Conclui, destacando o papel do papa Francisco como o porta voz de um tempo e a GS passando por novo processo de interpretação.
    Excelente reportagem de Márcia Junges, resumida, aqui, em alguns tópicos.

    ResponderExcluir