SOLIDARIEDADE SEM FRONTEIRAS

“Voces não estão sós! A justiça vai prevalecer!”.

Crianças, adolescentes e jovens canadenses enviaram cartas e cartões de solidariedade para seus irmãos do Ypo’i, comunidade Kaiowá Guarani, distante a milhares de quilômetros daí. A iniciativa foi da Anistia Internacional no Canadá.
Final de março. Três mulheres, da equipe do Cimi Dourados, seguem in direção do território Ypo’í. Têm uma missão especial. Levam consigo mais de mil cartas e cartões de solidariedade à comunidade do Ypo’i. Elas têm que ir à noite, atravessando fazendas. O fazendeiro Escobar não deixa ninguém chegar lá pela estrada. Porteira e cadeado fechado impedem o acesso à comunidade indígena. O cerco só está rompido parcialmente por uma decisão judicial que autoriza a Funai e a Funasa prestarem assistência à comunidade, duas vezes por mês.
Muita alegria com a chegada das carteiras. O dia amanhece com ritual de gratidão. A aldeia de umas dezenas de casas cobertas de sapé ou lona preta é um aguerrido grupo que resiste em seu tekoha, seu território tradicional. Se a presença de pessoas solidárias já é motivo de muita alegria, imaginemos a cena da entrega das cartas. A sensação de que o mundo envolvesse o pequeno espaço de mata onde a comunidade está cercada. Parecem voar livres nas asas da solidariedade expressa em centenas de desenhos e escritos. Depois de momentos de sentir e apreciar o inacreditável, os cartões se transformam num imenso varal de solidariedade. Solidariedade vem, alegria vai. A resposta vem em gestos de gratidão e felicidade expressos em mais de uma centena de desenhos e escritos que tomem o destino inverso: de Ypo’i ao Canadá.
“Esse é o dia mais feliz de minha vida”, declarou Rodolfo emocionado. Relembrou os momentos difíceis em que foram atacados, torturados e assassinados os dois professores, Genivaldo e Rolindo no final de outubro de 2009. Até hoje não foi localizado o corpo de Rolindo e o inquérito está com o Ministério Público Federal de Ponta Porã.
As três mulheres, carteiras e mensageiras, retornaram a Dourados como as Três Marias de um céu estrelado de solidariedade. Levaram dezenas de cartões de gratidão que serão enviados aos amigos do povo Guarani, no Canadá. Solidariedade sem fronteiras!

Dourados, inicio de abril de 2011, Egon Heck

Nenhum comentário:

Postar um comentário