Simpósio missiológico: "Vida boa – para todos?”

Entre os dias 18 e 19 de novembro 2010, realizou-se na Universidade de Innsbruck, Austria, um Simpósio Missiológico com a temática: “Vida boa – para todos?”.
Ser feliz, como indivíduo, e viver bem, como ser social em família e sociedade são duas tarefas conjuntas que procuramos cumprir em nossa vida. Parecem duas tarefas contraditórias. No centro da primeira está a felicidade própria do indivíduo, o núcleo da segunda é a moral da sociedade, os costumes e prescrições da cultura, a virtude e a lei da sociedade com seu imperativo categórico. Temos exemplos históricos que mostram, que é possível esmagar o indivíduo pelo coletivo como tempos exemplos do contrário que nos mostram como o indivíduo com sua igualdade e liberdade, que são grandes e perigosas conquistas da modernidade, se impõe à coletividade através de privilégios herdados ou prestígios sociais conquistados. Praticamente todas as lutas sociais representam tentativas de equilibrar felicidade individual e moral social.
O evento foi organizado pelo “Instituto de Teologia Prática” da Faculdade de Teologia Católica (www.uibk.ac.at/praktheol).
A palestra de Paulo Suess sobre ”Teses, experiências e questionamentos para a contribuição de Igrejas e religiões ao bem viver de todos” norteou o Simpósio e seus círculos de discussão. O Simpósio, organizado por ocasião da aposentadoria do titular da cadeira de Teologia Pastoral, professor Dr. Franz Weber, e para homenagear o titular anterior, professor Hermann Stenger, que alcançou, nessa data, com boa saúde seus 90 anos de idade, reuniu praticamente todos os professores de Pastoral e Missiologia de língua alemã.
Para nós, da Escola Missiológica de São Paulo, foi um reencontro particularmente grato. Não só o jubilar, Franz Weber, estudou um ano conosco. Também Franz Helm, que se doutorou com um trabalho sobre Ricci e Acosta (comparação de dois catecismos) em São Paulo, maracou presença e coordenou um dos Workshops. Também o professor Johannes Meier, Mainz, que administrou um curso na então Missiologia da Assunção, se fez presente.
Foto: Missiologia de São Paulo encontrou-se em Innsbruck - Franz Weber, Paulo Suess, Franz Helm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário